Terça, 19 de Junho de 2018

NOTÍCIAS

Câmara Homenageia mulheres na edição 2018 do Prêmio Mulher Cidadã

07/03/18
Instituído pela Lei Municipal 4.178, de 16 de março de 2017, de autoria da vereadora Ana Novais, a Câmara Municipal de Umuarama realizou na noite desta terça-feira (06), a edição 2018 do Prêmio Mulher Cidadã. Iniciativa que visa reconhecer a virtude de mulheres de diversos segmentos da sociedade local, representando assim o público feminino do município como um todo.
 
O Plenário do Edifício Antônimo Milton Siqueira (sede do Poder Legislativo Municipal), ficou pequeno para abrigar as mais de 200 pessoas, entre membros da comunidade, lideranças e autoridades, os quais vieram prestigiar o evento repleto de emoção.
 
A presidente da Câmara, vereador Maria Ornelas falou em nome de todos os parlamentares, destacando a atuação da mulher nos mais variados segmentos, lembrando ainda dos direitos adquiridos ao longo dos anos, sendo necessário avançar ainda mais rumo à igualdade, luta ainda constante da mulher contemporânea em todo o mundo. Ornelas também fez questão de enumerar as qualidades mais marcantes de cada homenageada.
 
O prefeito Celso Pozzobom, que justificou sua ausência por estar em compromisso na Capital do Estado, enviou como representante o secretário de gabinete e gestão integrada, Luiz Genésio Picoloto, que falou em nome do Poder Executivo. Dentre suas considerações ele ressaltou a composição da Câmara Municipal de Umuarama, que conta com duas mulheres como vereadoras, as quais também ocupam cargos na mesa diretora, sendo a procuradora jurídica da entidade, também uma mulher.
 
Rosana Meyer, que responde pela procuradoria jurídica e parlamentar da Câmara Municipal de Umuarama também fez uso da palavra. Em sua explanação ela falou em nome das mães, assim como também das servidoras dos poderes Legislativo e Executivo municipais.
 
Assim como em 2017, neste ano foram congratuladas com o prêmio, 10 mulheres da sociedade local. A homenagem é estendida a todas as mulheres do município, e, simbolicamente a esta homenagem, cada vereador escolha uma representante a ser homenageada.
 
Assim sendo, as homenageadas de 2018 foram as seguintes personalidades: Célia Auciliadora Paulino Lira (vereador Mateus Barreto), Cícera Maria da Cruz (vereador Newton Soares), Gilmara Zanata (vereador Junior Ceranto), Irmã Dirce Lourenço (vereador Ronaldo Cruz Cardoso), Marinalva Soares Tavares (vereador Deybson Bitencourt), Neiva Pavan Machado Garcia (vereadora Maria Ornelas), Regina Lucia Mariani Santana (vereador Noel do Pão), Regina Maria de Toledo Barros (vereador Marcelo Nelli), Sandra Mara Oliver Martins Aguilar (vereador Jones Vivi) e Silvia Ribeiro Martins (vereadora Ana Novais).  
 
Ao receberem a titulação, uma a uma das homenageadas fez uso da palavra. Elas reforçaram seu comprometimento com a sociedade e a coletividade. Clique no link abaixo para assistir, na íntegra, a sessão comemorativa.
 
http://www.legislador.com.br/LegisladorWEB.ASP?WCI=VideoVer&ID=13&tpVideo=3&dtVideo=6/3/2018