Terça, 13 de Novembro de 2018

Miss Brasil Raissa Santana será titulada Cidadã Honorária nesta quinta

07/11/18
Depois de conquistar títulos no Brasil e no mundo, a Miss Umuarama, Miss Paraná e Miss Brasil 2016, Raissa Santana, receberá agora a maior honraria que um município brasileiro pode conceder a um cidadão.  A Câmara Municipal de Umuarama entrega às 10h desta quinta-feira (08), o titulo de Cidadã Honorária a esta baiana de natureza que se tornou umuaramense de coração e agora passa a ser oficialmente ‘filha da terra’.

A Sessão Solene de tem início às 10h, no plenário da Câmara Municipal. A honraria foi proposta por todos os vereadores, sendo um reconhecimento a esta personalidade que levou o nome de Umuarama para o Miss Brasil e o Miss Universo, concurso o qual conquistou o Top 13. É, sem dúvidas, a representante local que mais levou o nome do município dentro e fora do Brasil.

Além de quebrar um jejum de 20 anos, já que a última paranaense a ter o direito de representar o Paraná no Miss Brasil foi  Maria Joana Parizotto, em 1996, Raissa também  rompeu a hegemonia branca do concurso nacional, que desde 1986 não elegia uma negra como a mulher mais bonita da nação.

Sua personalidade e a forma despojada de ser lhe renderam grande presença na mídia, o que ajudou a elevar a autoestima de jovens negras, que, assim como Raissa, deixaram de ter vergonha de exibir os cabelos encaracolados e chaceados. Depois de sua coroação, vários outros negros e negras venceram concursos de beleza no Brasil, inclusive sua sucessora, a piauiense Monalysa Alcântara, coroada por Raissa Santana no Miss Brasil 2017, realizado em Ilhabela.

Queridinha dos estilistas famosos, de grifes de sucesso e figura muito presente em eventos sociais e artísticos, a Miss Brasil 2016 é uma das mais reconhecidas misses dos últimos tempos. Sua beleza exótica e atitude tornaram-na referência, o que se reverteu em campanhas publicitárias, tendo estampado inúmeras capas de revistas e, editoriais de moda mudo afora.

HISTÓRIA
Outro ponto marcante de Raissa é sua história de superação. Sofreu bulling pela cor, penou por ser a filha mais velha de uma família pouco abastada, de cinco irmãos, comandados pela progenitora Rosineide Oliveira Santana, mãe e um dos exemplos que a jovem diz seguir em sua trajetória, pela garra e determinação daquela que Raissa classifica como ‘guerreira’.

CONVITE
A solenidade de titulação de Raissa Santana acontece no plenário do Edifício Vereador Antonio Milton Siqueira – Câmara Municipal e é aberto a toda comunidade. Em sua estadia pela cidade, Raissa também deve visitar entidades sociais. Ela também será jurada do Miss Umuarama 2019, que acontece sexta-feira (09), no Centro Cultural Schubert.