Terça, 13 de Novembro de 2018

Raissa Santana agora é oficialmente ‘filha da terra’

08/11/18
Emoção e um show de simpatia e de responsabilidade social marcaram a solenidade de entrega de título de cidadã honorária à Raissa Santana em sessão solene ocorrida na manhã desta quinta-feira no plenário da Câmara Municipal de Umuarama. Além de todos os vereadores, prestigiaram o evento, representantes de diversos segmentos da sociedade, dentre eles: empresários, profissionais liberais, Polícias Civil e Militar, representantes de autarquias estaduais, políticos, e, diversos fãs da bela umuaramanse que conquistou o título máximo da beleza nacional e se transformou em um ícone da representatividade negra no comportamento social e publicitário brasileiro.

Ao fazer uso da palavra, a presidente da Câmara, vereadora Maria Ornelas destacou que o Poder Legislativo Municipal enaltece a atuação da Mulher nos mais diversos segmentos da sociedade, defende sua valorização, o respeito à sua capacidade e admira suas conquistas. “A Raissa representa o rompimento de padrões preestabelecidos e impostos em momentos culturais diversos. Retrata a beleza da mulher brasileira e a diversidade de nossa população”, destacou.

Ornelas também lembrou que Raissa contribui significativamente na projeção do Município, levando o nome de Umuarama além das fronteiras brasileiras. “A bem sucedida trajetória de nossa mais nova cidadã honorária tem papel essencial e benéfico na formação pessoal e profissional de muitos e muitas adolescentes e jovens de nosso País, em especial, de nossa Cidade. Isso porque, assistiram uma jovem de origem humilde, negra, que inserida em um lar humilde, conquista o digno título de Miss Brasil. Não só isso rompeu padrões se tornando à segunda Miss Brasil negra”, complementou.

O vice-prefeito, Hermente Pimentel também enalteceu a beleza de Raissa, destacando ser o mais importante de tudo a personalidade e o jeito humilde desta jovem baiana que hoje é também oficialmente umuaramense. Outro ponto endossado pelo vice-prefeito foi à projeção positiva que Raissa deu ao nome de Umuarama em contraponto a outras notícias na mídia nacional não tão nobres em relação ao município. “Com certeza nos enche de orgulho. Quem diria, um dia, Umuarama sonhar em ter uma Miss Brasil. A partir de agora, Raissa, você também passa a ser uma pé vermelho, filha da terra, e, ainda mais, por onde for, levará o nome da nossa cidade”, pontuou.

Após receber oficialmente o título, Raissa discursou dizendo primeiramente ser uma honra esse título da cidade que tanto ama! “Muitos aqui já conhecem minha história e alguns não. Nasci na Bahia e sou de uma família muito simples e batalhadora. Eles são a minha maior inspiração e o meu combustível, me fazem querer ser melhor e quando penso em desistir é deles que vem a minha força! E foi nessa cidade que nossa família foi acolhida, e teve a chance de ter uma vida melhor, foi aqui que cresci, estudei e onde tudo começou”, destacou.

Ela também disse: “Não foi fácil chegar até aqui, venci as minhas inseguranças, meus medos, traumas e preconceitos! E pra isso ajuda de amigos muito queridos que sempre me incentivaram e acreditaram em mim. Sou grata a Deus por cada um de vocês que de alguma forma me ajudou a chegar até aqui! Representar Umuarama no miss Paraná foi a maior emoção que já senti. Eu achei que já era suficiente, mas, Deus me surpreendeu e ganhei o título de Miss Brasil! No começo foi tudo novo pra mim, eu não entendia a grandeza do que estava começando, com o título veio a responsabilidade de representar a beleza da mulher, um jejum quebrado e muitas pessoas sendo representadas, esse foi o maior presente que recebi, como mulher negra dar voz a outras mulheres! E, depois ter a honra de levar o nome da nossa cidade, estado e do nosso País para o miss universo. Não existe outra forma de eu me expressar nesse momento a não ser pela palavra gratidão. Foi Umuarama que me abraçou aos seis anos idade, foi aqui que me transformei. Sinto orgulho de ser a represente maior da beleza neste município e, podem ter certeza, por onde estiver, sempre levarei o nome de Umuarama, a nossa querida Capital da Amizade”, encerrou a agora filha da terra.