NOTÍCIAS

Câmara retorna atividades com meta de gerar mais economia e fortalecer o desempenho em 2020

06/01/20
A Câmara Municipal de Umuarama retornou suas atividades habituais na manhã desta segunda-feira (06), tendo como uma das principais determinações para o ano novo o fortalecimento nas medidas administrativas no sentido de garantir ainda mais agilidade nos trabalhos legislativos como um todo, além de efetivar novas alternativas que garantam a redução de custos e gerem economia para os cofres públicos.
 
Em 2019, os números referentes à ação efetiva do Poder Legislativo Municipal são bastante expressivos. O total de proposições contabiliza 1217, dividido em 585 indicações, 388 requerimentos, 10 moções, dois projetos de emenda à Lei Orgânica Municipal, 106 projetos de Lei, 20 Projetos de Lei Complementar, 106 Projetos Legislativo e outros seis Projetos de Resolução.
 
O debate de matérias por meio de proposições de autoria dos vereadores e do Poder Executivo, em plenário, totalizam 35 sessões ordinárias e 13 sessões extraordinárias, somadas as outras duas sessões solenes, o que, ao todo contabiliza 50. Mais 771 ofícios foram expedidos. Além disso, foi aprovada e constituída a CPI do Transporte Coletivo, com objetivo de analisar o contrato de prestação do serviço da empresa prestadora do serviço.
 
MAIS DE R$ 5 MI EM ECONOMIA
Ainda acerca da economia em 2019, a Câmara bateu recorde, uma vez que foi devolvido ao Poder Executivo Municipal o montante de R$ 5. Milhões 135 mil referentes aos recursos do Poder Legislativos que não foram utilizados durante o ano passado. Diversas medidas administrativas culminaram com e economia. Além da redução de cargos comissionados e posicionamentos gerenciais, foram implantadas campanhas internas destinadas a redução do gasto de materiais de uso contínuo, como papel e demais utensílios, assim como cuidados com o uso da energia, principalmente ao que diz respeito ao ar condicionado.
 
O presidente da Câmara, Noel do Pão, repassou recentemente ao prefeito Celso Pozzobom o cheque simbólico referente ao recurso economizado. O Governo Municipal afirma que o valor será investido prioritariamente na Educação Municipal.