Câmara Municipal de Umuarama | Notícias
  • 02-08-2022 15:10

Câmara retoma sessões ordinárias após recesso parlamentar

As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Umuarama, que ocorrem todas as segundas-feiras a partir das 19h30, foram retomadas no primeiro dia do mês, tendo em vista o fim do recesso parlamentar, regimentalmente previsto para todos os meses de julho. No período não aconteceram sessões ordinárias, porém, os serviços do Poder Legislativo Municipal seguiram sem alterações, assim como os parlamentares apreciaram matérias em sessões extraordinárias e deram expediente em seus gabinetes habitualmente.

Devido ao período sem sessões, nessa segunda-feira houve grande publicação de matérias a entrarem em tramitação na Casa. Também foram publicados requerimentos e diversas indicações.

Na pauta da ordem do dia, estavam quatro proposituras, dentre as quais, o Projeto de Lei 43/2022, de autoria do vereador Mateus Barreto, aprovado por unanimidade em primeira discussão. A matéria propõe que sejam incluídos no calendário oficial do Município os Jogos Inter Atléticas de Umuarama (JOIA Umuarama), promovidos no segundo semestre de cada ano, pela Liga das Atléticas de Umuarama (LAU).

A propositura também enfatiza que a LAU deverá informar a data do evento à Secretaria Municipal de Esportes, com antecedência mínima de 120 dias, além de endossar que o Município participará do evento com a cessão dos espaços públicos esportivos a serem determinados pela secretaria municipal competente.

O vereador endossa a importância dos jogos, que desde 2015 são realizados em Umuarama. “São 13 associações atléticas participantes, inclusive de outras cidades, que disputam o JOIA em 11 modalidades esportivas, promovendo a prática esportiva no ambiente acadêmico. Somam-se a isso as festas oficiais, com o intuito de integrar os acadêmicos de todas as instituições de ensino participantes, gerando renda dentro do Município de Umuarama, além da questão filantrópica, uma vez que são arrecadados alimentos junto aos ingressos vendidos, os quais são posteriormente repassados para as instituições da cidade”, destaca o vereador em mensagem anexa ao seu projeto.

Em seguida estavam dois projetos de decretos legislativos assinados pelo vereador Sorrisal – Amigo do Povo. O primeiro - Projeto de Decreto Legislativo 013/2022, denomina de Praça Romilde Alves de Souza a atual Praça “2”, localizada no Parque Colina Verde. O outro projeto de autoria do vereador é o de Decreto Legislativo 15/2022, o qual denomina via pública. Ambas as matérias foram aprovadas por unanimidade em primeiro turno.

A Moção de Apoio ao Projeto de Lei nº 4240/2021, do vereador Fernando Galmassi foi o último conteúdo em apreciação, também aprovado por unanimidade. O texto manifesta irrestrito apoio ao Projeto, que confere ao Município de Cruzeiro do Oeste o título de Vale Nacional dos Dinossauros. A matéria está em tramitação no Congresso Nacional e, uma  vez aprovada, vai ajudar a projetar o nome da cidade vizinha a Umuarama.