• 07-12-2023 09:51

Umuarama em Luto: A despedida de um pioneiro e Cidadão Honorário, Washington Alves da Silva

A Câmara Municipal de Umuarama e toda a sociedade veste-se de luto para despedir-se de um de seus mais ilustres filhos, Washington Alves da Silva. Conhecido por seus concidadãos como um símbolo de perseverança e paixão, Washington foi agraciado com o título de Cidadão Honorário no dia 10 de junho de 2022, em uma bela solenidade realizada no Plenário Germano Norberto Rudner, num reconhecimento que transcendeu os títulos e tocou os corações da comunidade.

Sua partida nesta quinta-feira (7), aos 94 anos, deixa um vazio imenso na Capital da Amizade. Pioneiro, ele foi um dos primeiros a estabelecer-se na cidade em 1955, ano da fundação de Umuarama. Com suas mãos, moldou não apenas os cabelos de seus clientes como barbeiro, mas também as almas dos muitos que aprenderam com ele os primeiros acordes no violão.

O destino traçou suas linhas para que Washington começasse a trabalhar cedo, com 12 anos, na estrada de ferro. O fruto de seu labor não foi em vão, pois conseguiu adquirir seu primeiro violão, iniciando uma jornada de amor pela música que duraria por toda a vida. Seja tocando ou compondo, a música era sua companheira constante, um verdadeiro reflexo de sua alma vibrante.

A comunidade de Umuarama recordará "Washington do Violão" por sua contribuição inestimável à cultura musical da cidade. Primeiro professor de violão do município, Washington não apenas ensinou técnicas e melodias, mas inspirou gerações de músicos, infundindo neles a paixão que o movia.

A notícia de sua partida ecoou com tristeza pelas redes sociais, divulgada por entes queridos que agora carregam sua memória e legado. A cidade presta suas homenagens a este pioneiro que, com cordas e lâminas, esculpiu uma parte indelével da história local.

O adeus a Washington Alves da Silva será marcado pelo respeito e carinho daqueles que o conheceram e amaram. O velório ocorre na capela do Memorial Prever de Umuarama, e o sepultamento está previsto para as 9h da sexta-feira (8), no Cemitério Municipal. Enquanto a cidade chora sua perda, também celebra a vida de um homem que foi verdadeiramente um artista da comunidade, deixando um legado de notas que ressoarão por gerações.