• 10-06-2022 17:02

Câmara titula quatro cidadãos honorários na noite desta quinta-feira

Está agendada para logo mais, às 19h30, sessão solene de entrega de título de cidadão honorário a quatro importantes figuras do contexto social do município. O evento acontecerá no Plenário Germano Norberto Rudner, aberto ao público. Serão congratulados os senhores: Dr. Everaldo Baptista de Azevedo, o Capitão Namur Hamilton Zandoná - comandante do 2º Pelotão da 2ª Companhia do Batalhão de Fronteira (BPFron); Dr. Sandro Gregório da Silva e Washington Alves da Silva.

Dr. Everaldo é figura pública muito conhecida e respeitada pela classe médica e a comunidade de modo geral. Já prestou serviços de saúde em diversos estabelecimentos, tendo ativamente participado com um dos responsáveis pela fundação do Hospital Rio de Janeiro e do Hospital São Paulo. Com especialidade em oftalmologia, também fundou a Clínica Oftalmo Center e o Centro de Formação de Condutores Cruzeiro Trans. Outra função se deu ao assumir o comando do Consórcio Intermunicipal de Saúde, entre diversas outras empreitadas. Atuou em vários locais e hoje, com 83 anos, segue firme no ofício. No contexto comunitário sempre foi visto como um médico que se preocupa muito com as pessoas e seu bem estar.

O Capitão Namur Hamilton Zandoná se mudou para Umuarama em 2009, a convite do Coronel Ênio Soares dos Santos. De lá para cá consolidou uma sólida carreira junto à Polícia Militar. Dentre diversas outras atividades desenvolvidas, esteve à frente da Patrulha Escolar, da Polícia Ambiental e, atualmente, é oficial do Batalhão de Froteira – BPFRON. Com seu trabalho, conseguiu combater de forma veemente a criminalidade, participando efetivamente no controle de rebeliões. Frente aso BPFRON o trabalho ganhou notoriedade. A entidade foi recentemente transformada em Base pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. Até o momento o atendimento prestado por Umuarama e região era de Guaíra.

Dr. Sandro Gregório da Silva é advogado em reside em Umuarama desde 2004. Começou a vida pública como diretor do Procon em 2009 e lá permaneceu por oito anos. Em sua gestão, a entidade ganhou força e projeção estadual e nacional. Ações implantadas no Procon de Umuarama foram reconhecidas em diversas esferas, dentre as quais, obteve algumas indicações ao Prêmio INNOVARE, que trem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Outra grande conquista comandada por ele foi a construção da sede própria do Procon de local, o Palácio do Consumidor, tornando Umuarama a primeira cidade paranaense a possuir um Procon com sede própria.

Por fim, Washington Alves da Silva é pioneiro de Umuarama, sendo um dos primeiros moradores da cidade. Sua chegada às terras locais se deu no ano de fundação de Umuarama, 1955. Foi o primeiro barbeiro da cidade, mas, a música sempre foi uma das suas maiores paixões. Ainda pequeno, aos 12 anos, começou a trabalhar na estrada de ferro para conseguir dinheiro para comprar seu primeiro violão. Depois da conquista, a música nunca mais saiu de sua vida. Aos 92 anos, continua sendo um apaixonado pela música, seja como músico ou como compósitos. Além de ser o primeiro barbeiro da cidade, também foi o primeiro professor de violão do município. Atuou diretamente na formação de diversos músicos e colaborado efetivamente com a cultura musical.