A Comissão Representativa do Recesso Parlamentar da Câmara Municipal de Umuarama se reuniu na manhã desta sexta-feira (19) para deliberar acerca do Projeto de Lei 118/2025, o qual autoriza a desafetação e doação de um bem imóvel do Município de Umuarama ao Estado do Paraná.
A comissão, eleita na última sessão ordinária do ano, é composta pelos vereadores Newton Soares (PODEMOS), Ronaldo Cruz Cardoso (PSB), Clebão dos Pneus (PP), Cris das Frutas (AVANTE), Marquinho do Climério (REPUBLICANOS) e Enfermeira Rosangela (AVANTE). O presidente da Câmara, vereador Luiz Antônio Caviquioli também acompanhou os trabalhos.
Para garantir a celeridade e aprovação do projeto, sessão extraordinária foi convocada para a próxima segunda-feira, dia 22, às 10h, com o objetivo exclusivo de deliberar e votar o Projeto de Lei 118/2025. A iniciativa abre caminho para a construção de uma nova escola estadual que uma vez em atividades, fortalecerá a infraestrutura educacional do município.
O imóvel em questão é uma área institucional localizada no loteamento Parque Ônix. Com 5.362,42 m², o terreno, atualmente avaliado em R$ 2.413.089,00, será doado ao Estado do Paraná com a finalidade exclusiva de abrigar a nova unidade escolar. A desafetação, que transforma o bem de uso comum para um bem disponível, é o primeiro passo para concretizar este investimento significativo.
INVESTIMENTOS
O valor total previsto para a construção e implementação da nova escola é de impressionantes R$ 24 milhões, montante que representa um grande avanço para a educação pública em Umuarama. O montante foi confirmado pelo Governador Ratinho Júnior durante sua visita à cidade na última quinta-feira, dia 16.