Câmara Municipal de Umuarama | Notícias
  • 24-04-2023 12:00

Em reunião com prefeito, vereadores e pais, polícias e poder público destacam ações de segurança nas escolas

Aconteceu na noite da última quarta-feira (19), no Plenário da Câmara Municipal de Umuarama, reunião com pais de alunos da rede municipal de ensino, na presença do prefeito Hermes Pimentel, do presidente da Câmara, vereador Clebão dos Pneus, bem como os vereadores Ana Novais, Cris das Frutas, Édipo Turisco. Fernando Galmassi, Mateus Barreto, Newton Soares e Pé Duro. Também estava presentes o comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar de Umuarama - major Cláudio Longo, o inspetor Claudiney Rissato - diretor da GMU e o prefeito de Brasilândia do Sul e vice-presidente da Amerios, Alex Antonio Cavalcante.

O tema do encontro foi voltado à segurança pública nas escolas de Umuarama. O Prefeito Hermes Pimentel reforçou as iniciativas que estão sendo tomadas pela Prefeitura, dentre as quais a realização de concurso para aumento do efetivo da Guarda Municipal. Ele também destacou a implantação de sistemas de monitoramento das escolas e aumento nas câmeras de vigilância espalhadas pela cidade.

O Major Cládio Longo destacou as ações que foram efetivadas nos últimos dias, como o revezamento de guardas municipais e policiais militares para acompanhar de perto o movimento nas imediações de escolas municipais, bem como demais colégios existentes no município. Ele também frisou que, mesmo com pouco efetivo, as forças policiais e tem feito o ‘possível e o impossível’ para garantir as ações preventivas.  Reforçou ainda sobre a importância da não disseminação de informações falsa, as fake-news, às quais se configuram como crime e serão responsabilizados aos que propagarem tais informações.

Os vereadores também destacaram que a Câmara Municipal está à disposição das Polícias e da Guarda Municipal, no sentido de auxiliar em iniciativas que venham a colaborar com a melhoria da segurança dos alunos, inclusive em se tratando das tratativas necessárias para aprovação de leis que venham ao encontro destas propostas.

ATAQUES

As iniciativas das forças policiais, bem como do Poder Público Muncipal são uma resposta à situação de pânico criada nos últimos dias, tendo em vista ataques que resultaram até mesmo a mortes, em escolas do País, o que pôs apreensivos os pais de todos os estados brasileiros. Em Umuarama, a situação é a mesma.

A maior preocupação dos pais, diziam respeito a supostos ataques que ocorreriam nesta quinta-feira (20). Informações falsas sobre o assunto circularam nas redes sociais, porém, foi garantido que tudo correria na normalidade, como de fato ocorreu. Cinco adolescentes foram identificados, e as devidas providências foram tomadas em relação aos mesmos.