Câmara Municipal de Umuarama | Notícias
  • 20-12-2022 14:48

Lei Orçamentária Anual é aprovada por unanimidade na última sessão ordinária de 2022

O município de Umuarama já tem garantido o orçamento do Poder Executivo Municipal para o ano de 2023. Na noite da última segunda-feira (19), foi aprovado por unanimidade em segunda discussão e votação, o Projeto de Lei 101/2022, referente à Lei Orçamentária Anual – LOA, que prevê todos os investimentos do Poder Executivo Municipal para o próximo ano. Resta agora a sanção pelo prefeito Hermes Pimentel para que o projeto seja convertido em Lei.

Ao texto inicial, foram inseridas 27 emendas, as quais foram aprovadas na sessão ordinária anterior (segunda-feira - 12). Desta forma, com o conteúdo já acrescido, o texto final passou em plenário, recebendo, pela segunda vez, aprovação unânime.

A Lei Orçamentária Anual prevê investimentos e gastos fixos, como folha de pagamento de servidores municipais, sendo fundamental para o planejamento da gestão pública em se tratando das medidas a serem adotadas no ano posterior. Para 2023, a previsão do total geral de despesa é de R$ 721.760.000,00.

VIAS PÚBLICAS

Ainda em pauta, a sessão ordinária contou com outros dois projetos, ambos destinados a denominação de vias públicas, sendo os dois também de autoria da vereadora Ana Novais. Eles dizem respeito aos Projetos de Decretos Legislativos 26 e 27/2022, que, submetidos a votação, foram aprovados por unanimidade em primeiro turno.

FIM DE MANDATO

A sessão ordinária realizada nessa segunda-feira (19) também foi à última comandada pelo presidente Fernando Galmassi, que esteve à frente do Poder Legislativo Municipal no biênio 2021/2022. Ao final dos trabalhos, colaboradores fizeram homenagens ao presidente, destacando sua forma gentil e humana de conduzir os trabalhos legislativos, bem como no trato dos servidores do Legislativo Municipal.

Emocionado, Galmassi reforçou seu compromisso para com a Casa Legislativa, endossando ainda que continuará como seu trabalho no auxílio à condução da Câmara, tendo em vista ocupar o cargo de primeiro secretário na gestão que se inicia dia primeiro de janeiro de 2023,           que tem como presidente o vereador Clebão dos Pneus, Sorrisal Amigo do Povo como vice, Galmassi primeiro secretário e Cris das Frutas na segunda secretaria.