• 05-04-2022 16:00

Aprovado em segunda discussão projeto que permite acompanhamento de doulas à mães em trabalho de parto

O Projeto de Lei Lei Ordinária 20/2022, da vereadora Ana Novais, entrou em segunda discussão e votação na sessão ordinária dessa segunda-feira (04), tendo recebido aprovação unânime. O texto discorre sobre a permissão de das profissionais denominadas de doulas no acompanhamento de mulheres trabalho de parto, parto e pós-parto imediato nas maternidades, hospitais e demais estabelecimentos hospitalares do Município, com custas do serviço arcadas pela parturiente.

Durante a sessão, três profissionais que atuam na área, Mariani Barbosa da Silva Policarpo, Daysi Maria Murio Ribeiro Rodrigues e Bruna Fernanda Bergamasco fizeram uso da Tribuna Livre e destacaram a conquista para a classe, e, em especial para as mães, que a partir de agora poderão solicitar o serviço de doulas em qualquer entidade na qual forem dar a luz no município.

O Projeto também determina que maternidades e os estabelecimentos de saúde da rede municipal ou privada são obrigados a permitir a presença de doulas, sempre que solicitadas pela parturiente. As profissionais precisam ter cadastro firmado pelos estabelecimentos hospitalares e congêneres.

Doulas são profissionais escolhidas livremente pelas gestantes e parturientes, com Certificação Ocupacional concluída para essa finalidade. O termo é de origem grega e significa “mulher que serve”, sendo a palavra utilizada atualmente para referir-se à mulher que orienta e assiste a nova mãe no parto e nos cuidados com bebê. Seu papel é oferecer conforto, encorajamento, tranquilidade, suporte emocional, físico e informativo durante o período de intensas transformações que está vivenciando.

Também foi aprovado por unanimidade o Projeto de Resolução Nº 02/2022,  ando o nome de “Galeria Mauro Wanderlei Spina” à galeria de Ex-Presidentes e de Ex-Vereadores da Câmara Municipal de Vereadores de Umuarama. Referida galeria foi criada pela resolução 03/2020, de 23 de dezembro de 2020, porém, até o presente momento não havia recebido denominação.

Mauro Wanderlei Spina, que foi Vereador atuante por quatro mandatos, sendo também Presidente da Câmara Municipal de Umuarama no biênio de 1985/1987.

Antes da votação, o presidente da Câmara, vereador Fernando Galmassi destacou que projeto é assinada pela Mesa Diretora - Fernando Galmassi (presidente) Cris das Frutas (vice-presidente) Clebão dos Pneus (primeiro secretário) e Ronaldo Cruz Cardoso (segundo secretário). No entanto, Galmassi pediu para que os demais colegas assinassem conjuntamente a propositura que, submetida a votação, teve aprovação unânime.

VIAS PÚBLICAS

Assinado pelo vereador Ednei do Esporte, o Projeto de Decreto Legislativo 03/2022, propõe a denominação de vias públicas no município, tendo recebido aprovação unânime.