• 03-05-2022 17:00

Projetos de Decreto Legislativo são aprovados em primeira discussão

Aparte à publicação de matérias como atas, requerimentos e indicações, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Umuarama dessa segunda-feira (02), estavam em pauta cinco projetos para apreciação e votação parlamentar. Todas as proposituras dizem respeito a Projetos de Decreto Legislativo, e foram aprovadas por unanimidade em primeira discussão e votação.

Os primeiros dois textos prepõem a outorga do Título de Cidadão Honorário de Umuarama, a personalidades de destaque no contexto social do município, ou, que prestaram serviço de grande relevância à Capital da Amizade.

De autoria dos vereadores Newton Soares e Ronaldo Cruz Cardoso, o Projeto de Decreto Legislativo 4/2022, prevê a outorgado Título de Cidadão Honorário de Umuarama a Carlos Alberto Gebrim Preto, o “Beto Preto”, que até pouco tempo ocupou o cargo de Secretário de Saúde do Estado do Paraná.

De acordo com os autores da proposta, Beto Preto prestou relevantes serviços ao Município de Umuarama na área da Saúde, com grande volume de recursos destinados ao município, bem como comandou com maestria o Estado no período de Pandemia do Covid 19, tendo atuado para a liberação de leitos hospitalares, destinação de recursos e vacinas, prestando assim relevantes serviços em prol da Saúde da população umuaramense.

Outro homenageado com o a honraria será o professor Dr. Odacir Antonio Zanatta, pelo Projeto de Decreto Legislativo 6/2022, dos vereadores Ana Novais, Ednei do Esporte e Sorrisal. Zanatta possui graduação em agronomia pela Universidade Estadual de Maringá e mestrado e doutorado em agronomia pela mesma instituição. Atuou durante dez anos como professor de citologia e genética nos cursos de enfermagem, nutrição, medicina veterinária e psicologia na Unipar e no Cesumar.

No período de fevereiro de 2007 a junho de 2009, assumiu a diretora de ensino, pesquisa e extensão do IFPR campus Umuarama. Posteriormente, foi diretor geral do IFPR Campus Umuarama e também Reitor Pro tempore do Instituto Federal do Paraná, em Curitiba. Atualmente está reitor do IFPR para o quadriênio 2019-2023. Trata-se de uma figura importante no contexto educacional de Umuarama e todo o Paraná.

Outros Projetos de Decretos Legislativos preveem a denominação de vias públicas, sendo eles: 08/2022 do vereador Fernando Galmassi. O vereador Clebão dos Pneus assina os outros dois textos Projetos de Decretos Legislativos 09 e 10/2022.